Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Reuniões ou desilusões…

Nunca por motivo algum cancele uma reunião

Em março de 1980, no dia de seu aniversário, um jovem muito bronzeado, surfista, skatista, capoeirista e morador do Desterro conseguiu seu primeiro emprego de verdade contra todas as estatísticas e probabilidades dos Engenheiros e certinhos que pleiteavam a vaga de Projetista na Ericson maior empresa de telecomunicações do mundo.

Ele tinha 18 anos, e não imaginava que seu chefe iria ser Edgar Mogica Maciel quem lhe moldaria, em forja quente, no mais alto padrão de qualidade. E sua primeira lição foi…

– Existe um momento mágico chamado REUNIÃO. Ela une fornecedores, chefes, colegas de trabalho ou amigos em um objetivo comum. Para que ela seja um sucesso… Existe um Mantra… que tem 10 tópicos para o sucesso…

1) Acerte os tópicos e a pauta, todos devem estar de acordo e só marque a reunião se todos estiverem perfeitamente de acordo com o que será tratado.

2) Players da reunião, após confirmada sua presença, devem cumpri-la a todo custo… Não existe maior falta de respeito que se ausentar de uma reunião mandando outra pessoa em seu lugar…

3) Alinhe o tempo da reunião para que todos se sintam confortáveis, nunca se gabe que teve outra antes ou que terá outra depois, além de falta de educação demonstra que você nada faz além de reuniões…

4) Reunião é um ato de respeito, nada de atender telefone ou ler textos durante a reunião… (lembre-se estávamos em 1980 não existia celular nem internet).

5) Objetividade é sinônimo de reunião, não divague e não saia do tópico principal, se você fizer isso o sênior do ambiente tem todo o direito de lhe chamar a atenção e não fique bravo.

6) Esteja preparado nos mínimos detalhes, estude tudo, pesquise, esteja preparado para aprender e nunca trate mal qualquer um que saiba menos que você e respeite quem sabe mais.

7) Numa Reunião todos são iguais, não deixe que seu cargo lhe suba a cabeça! Embora a hierarquia deva ser respeita. Reuniões servem para atividades de interesse geral e, neste momento, o mais jovem pode ter a solução de ouro.

8) Não julgue o livro pela capa, ou use seu padrão comportamental para julgar outra pessoa. As pessoas geniais, com experiência ou diferenciadas não costumam estar vinculadas a modismos.

9) Cuidado com os mais experientes, “Contra um Dragão o escudo não protege e a lança não fere” ditado Sueco. Por isso se você for indelicado não estranhe ser ‘patrolado’ com toda delicadeza do mundo.

10) E por final – Nunca, por motivo algum, cancele uma reunião sem antes saber se o seu convidado, amigo ou parceiro aceita cancelar e, mesmo que ele aceite, encontre uma maneira de compensá-lo.

– Praticando estes conceitos você sempre terá sucesso em suas reuniões. Leve sempre isso com você….

O jovem veio a trabalhar em mais de 30 países e levou este conceito com ele.

Há poucos anos, pouco tempo antes da REUNIÃO de Quick off de um projeto com mais de 30 engenheiros, diretores e membros do governo, o ex-jovem, pois já se passaram mais de 30 anos destes ensinamentos, recebe a ligação que sua mãe havia falecido! Naquele momento fraquejou, pensou em ir para o aeroporto e voltar para o Brasil imediatamente.

Todos que sabiam insistiam que ele deveria pegar o avião da companhia e voltar urgente para o Brasil. Mas veio a aplicabilidade de tudo que aprendera.

Os mortos fisicamente já foram em espírito se REUNIR com Deus, sua mãe estava na REUNIÃO que aguardara toda vida. Ela estava na mais bela das salas de reunião com uma vista para o infinito e tendo como interlocutor seu próprio Deus. Por isso o ex-jovem se encheu de razão e fez a melhor reunião de sua vida.

Pois quando se foi forjado por mestres não devemos desvencilhar o que foi apalavrado, pois no fundo se reunir com prazer e dedicação é em verdade um ato Divino.

Uma contrição quase espiritual para os sábios e um transtorno para os tolos.

“Dedicado ao meu mestre Edgar Mogica Maciel por ter usado a forja e a Velha Fara por ter sido madrasta diante da falta de respeito”.